terça-feira, maio 17

Da periculosidade dos sonetos

Se o apanharem com sonetos na mão ou nos bolsos, declare-se espantado. Diga que não sabe o que são, que não são seus, que pertencem a um tal de Camões, esperneie, lastime-se e, num último lance dramático, grite: eu sou usuário.

***

Poupe o amor. Evite pronunciar seu nome com esses lábios secos e velhos que melhor fariam se implorassem por água ou compaixão.

***

Quadrinha faz quem quiser. Ode só faz quem pode.

***

Façamos justiça à coerência dos chatos: por pior que seja seu repertório, mantêm-se fiéis a ele.

***

Meus mestres foram os melhores. Fui um mau aluno.

***

Ter Shakespeare por modelo é como colocar um grão de areia diante de uma montanha, numa noite de ventania.

***

Harald Metzkes

O melhor conselho que se pode dar a um jovem atraído pela literatura é: entregue-se totalmente, se ainda não fez isso.

***

Venho descobrindo que, se existe algo de poético em mim, é a minha tristeza.

***

A tempestade tropical provocou a destruição de uma centena de edifícios, de casas e de uma antologia de poemas concretistas.

***

Eu perguntaria a Shakespeare se seu pacto foi firmado com Deus ou com o Diabo e naturalmente pediria o endereço de um, ou do outro, e, se minha suspeita se confirmasse, dos dois.

***

Tanto exibiu sua tristeza, tanto a explorou, que ela agora é como uma puta velha na esquina de sempre, juntando lágrimas num lenço para manter a fama e garantir o michê.

***

Os poetas acreditam mais na literatura que os prosadores. Os poetas acreditam mais em tudo. Os poetas morrem mais cedo.
Raul Drewnick

Nenhum comentário:

Postar um comentário